11.9.10

já fui convocado para fazer mapeamento espiritual

Alguns anos atrás, quando ainda era estudante de História, fui convidado por uma senhora para ajudá-la em um "mapeamento espiritual" que sua igreja estava fazendo. Eu ainda não tinha ouvido nada a respeito do assunto, e apesar de bastante "exotérico-gospel" que eu era, resolvi pesquisar um pouco a respeito.

Na época blogs e sites apologéticos ainda eram escassos. Um que outro site, justamente de "ministérios" favoráveis ao mapeamento podiam ser encontrados buscando-se pelo Cadê? ou pelo Yahoo! (o Google não era tão famoso à epóca).

Lembro de um pastor (eram poucos os apóstolos) que fizera um ato profético na cidade de Sapiranga (RS), cidade próxima a capital gaúcha e que tem como "título", a Capital do Vôo Livre. E conseqüentemente um mapeamento espiritual do lugar.

Aquele pastor dizia que ao chegar na cidade viu os praticantes de vôo livre e teve uma revelação: "eram abutres de satanás que voavam sobre uma cidade entregue ao inferno".  Muita imaginação... pouca sabedoria. Mas Sapiranga também foi o local da "Revolta dos Muckers".  E ele também afirmava que a cidade havia feito um pacto com satanás quando no passado o governo destruiu a colônia "cristã" dos muckers e matou a mulher que os liderava, Jacobina. A quem atribui, se não me falha a memória, o adjetivo de: "mulher de Deus"

Ele alegava que Sapiranga fora palco da sangrenta (e foi mesmo) destruição de uma colônia de pessoas que serviam a Deus. A história era no mínimo imbecil. Como postulante a professor de História não podia acreditar que um pastor evangélico estava chamando Jacobina de "mulher de Deus". Aquele "estudo" mostrava apenas ignorância quanto ao assunto.

Para os que não conhecem a história da revolta. Tratou-se de um movimento messiânico liderado por Jacobina, que julgava-se a própria reencarnação de Cristo e era de "Cristo" que seus seguidores a chamavam. Os muckers eram um grupo armado que executou oponentes e dissidentes. Até ser aniquilado por forças do governo no ano de 1874. Alguns poucos sobreviventes ainda tornaram-se mais tarde, seguidores de Antônio Conselheiro (Guerra de Canudos). Uma viva prova de sua "conversão" não é mesmo?

Aquilo não cheirou muito bem... continuei pesquisando... agora não mais na internet... mas na Bíblia (para onde eu deveria ter ido primeiramente... mas era muito ignorante espiritualmente).

Descobri que basicamente, "mapeamento espiritual", é estudar uma cidade (sua história, cultura e símbolos, como bandeira e brasão) para entender ou descobrir, quem é o demônio que domina naquela cidade, para então poder expulsá-lo e conquistar o território.

Nada pode ser mais herético. Nada pode ser mais anti-bíblico. Nada pode ser mais fruto de alguém paranóico e místico. Exoterismo barato. Terrorismo gospel.

Não estou dizendo que "alguns lugares" não são mais difíceis de pregar o evangelho que outros. Tente pregar o evangelho na zona de meretrício ou nas "cracolândias", tente evangelizar em Cabul ou Teerã.

Precisamos sim conhecer a história e a cultura de um povo (sua língua, costumes etc)... e não os demônios que "habitam" o lugar. Há mais pastores, apóstolos(?) e profetas(?) preocupados em descobrir nome de demônio que nomes de pessoas. Mais preocupados em entender o poder das trevas do que receber Poder de Deus.

Não encontrei na Palavra de Deus nenhuma referência ao tal mapeamento. As referências bíblicas utilizadas para defender essa prática herética são distorcidas e só podem ser "entendidas" quando isoladas do restante do texto.

Por um outro lado... que julgo mais perverso que o próprio mapeamento... está o jogo de medo que se faz com os incautos e neófitos. Temerosos e desconhecedores do poder de Deus, passam a temer mais o poder das trevas. Tornam-se mais facilmente vítimas da "cobertura espiritual" desses "espíritas" que dizem conhecer o divino, mas não entendem nem mesmo das coisas naturais.

Não ajudei no tal mapeamento... mas sei que foi feito, e agora "oficialmente" Porto Alegre pertence a algum "demônio de rebeldia" por ter se rebelado contra o governo central na Revolução Farroupilha. O mais engraçado  (ou triste) de tudo isso, é que Porto Alegre recebeu o título de "Mui leal e valerosa" (valerosa mesmo) do imperador D. Pedro II (1841), justamente por ter resitido ao cerco dos revolucionários e não se aliar a eles.

Quanta ignorância meu Deus!

Maranata Jesus!

4 comentários:

  1. DANIEL,

    para evitar as gafes do pastor citado, poderiam de contratar como assessor histórico para mapeamento espiritual, ou poderias publicar - com desenhos - o Guia básico de história das cidades - o ABC do mapeamento espiritual.
    Reduziria pelo menos a ignorância histórica dos "Ungidos".

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Já pensei em fazer o "Guia do Bispo Insensato".

    ResponderExcluir
  3. Quero lhe sugerir visita ao blog www.mapeamentoespiritual.blogspot.com
    Adson Lins

    ResponderExcluir
  4. Irmão Adson, li seu blog e vi que és defensor de práticas como "mapeamento espiritual" e "maldições hereditárias"

    Não entendo muito bem como pode indicar em seu blog vários outros blogs que discordam dessas práticas.

    Já tive muitas experiências e por muitos anos nessas práticas que hoje considero heréticas. Mas estou sempre a disposição para debate-las e assim como ensinar também aprender.

    Este espaço fica aberto para que o irmão possa expor suas defesas e críticas a tais práticas.

    Peço-te apenas que nosso diálogo seja fundamentado na Palavra de Deus. Não dou nenhum crédito a textos de pessoas como Neuza Itioka e Daniel Mastral, que inclusive, em recente entevista, já afirmou não existir maldição hereditária (contrariando seus próprios ensinos). Aqui dá-se crédito a Paulo, João Samuel, Isaías... apóstolos e profetas bíblicos e não a movimentos "new age gospel".

    Se preferir, podes me enviar um e-mail: daniel.clos@gmail.com

    Soli Deo Gloria

    PS. Vi que es de Macapá. Morei ai quando tinha 12 anos de idade (1992-93), meu pai serviu no Batalhão nestes anos e eramos membros na igreja AD templo Central.

    Paz seja contigo.

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria