30.3.15

sua igreja segue a agenda?

á passa das 21:37, a reunião que começou as 19:45 com uma oração de 31 segundos ainda não saiu da primeira pauta: a agenda do mês. Os primeiros 20 minutos foram dedicados para definir em qual sábado seria realizado o “Almoço da Família de Mãos dadas com Cristo” e o “Sábado do Cachorro-Quente Fogo no Monte Carmelo”. A líder do ministério de casais, que organiza o almoço, brigou pelo primeiro sábado do mês pois é quando o pessoal acabou de receber o salário e está mais disposto a vir ao jantar... mas a líder do ministério de Jovens pensa o mesmo. Após algumas faíscas que geraram uma fogueira entre as irmãs, o pastor decide tomar a frente e decide: “o primeiro sábado é do “Almoço”, o segundo do “Cachorro-Quente”; Põe na ata!”

A primeiro domingo do mês também é o domingo de Ceia, e a irmã líder do ministério de “Achados e Perdidos” quer aproveitar e fazer um brechó com roupas, óculos e bíblias deixadas pelos membros na igreja nos últimos meses... “temos uma regra, passou 3 cultos vai pro brechó!”. O pastor acha a ideia boa, mas a discussão volta em relação ao “Almoço da Família”, casualmente esse mês começa no domingo, então se os membros gastarem dinheiro no brechó não terão dinheiro para o Almoço, argumenta a líder do ministério de casais. São mais 25 minutos, o pastor deixa o brechó para o segundo domingo... a líder do ministério de jovens reclama... empurra o brechó para o terceiro domingo.., a líder do ministério de Achados e Perdidos acha que é melhor nem fazer o brechó... o pastor lembra que o pastor ali é ele... o brechó vai sair, a líder queira ou não... quem decide é Espírito Santo diz ele: “Põe na ata!”

Sexta-feira 13, o ministério “Dançando empolgado na chuva até o dia clarear” foi convidado para participar de um evento na cidade vizinha, mas no mesmo dia o ministério de louvor foi convidado para estar em uma igreja próxima... o líder do louvor lembra que metade dos membros do louvor estão na dança... a líder da dança diz que é importante o ministério participar do evento... o pastor agora está indeciso, o líder do louvor é seu filho e a líder da dança é sua nora... o líder do louvor diz que alguém tem que ser prioridade... a líder da dança diz que a prioridade é Cristo... o líder do louvor da piti... a da dança começa a chorar e abandona a reunião... o pastor não sabe mais o que fazer... o líder do ministério do krav maga entra em ação e com dois dedos deixa o líder do louvor dormindo... o pastor se acalma, verifica se o filho ainda está vivo, alívio, olha atravessado para o líder do krav maga, vai dar disciplina... partimos para o próximo ponto: “Domingo com Jesus e as Crianças” ou “Domingo com os pais e Deus”?... “Põe na ata!”

Minha descrição é bastante exagerada, mas já participei de muitas reuniões de agenda junto ao clero e sei bem como é. Mas o que tem acontecido nas igrejas contemporâneas é uma intensa disputa entre líderes e ministérios, todos buscando de alguma forma provar a importância do seu ministério e de sua grade de programação. Mas ao olhar a maioria desses lugares, não há nenhuma coesão no que fazem, cada um corre para um lado buscando de alguma forma provar que o seu método ou em casos mais espirituais, a sua unção, é maior ou melhor que a do outro.

Pastores podem ser “objetivos” em dizer o querem das pessoas que vão a sua igreja: um pode dizer que quer “discípulos de Cristo” e outro que quer “verdadeiros adoradores”; mas você já ousou perguntar como eles querem fazer isso? A resposta provavelmente será tão confusa como foi o último dia dos construtores da Torre de Babel. Como pastores podem afirmar que em suas igrejas há ensino da Palavra, quando seus membros mais destacados são analfabetos funcionais nos temas mais elementares do cristianismo? Como pastores podem afirmar que pastorearem igrejas saudáveis, quando o índice de divórcio e afastamento da congregação é alto? São eles cegos ou mentirosos? Acontece que a agenda da igreja se tornou mais importante que qualquer outra coisa. O sábado que foi feito para o homem, inverte seu papel e agora o homem serve ao sábado. Os membros são coagidos a moldarem suas vidas não a Cristo e a Seu Evangelho, mas extorquidos psicologicamente a adaptarem toda a sua programação a agenda da igreja, que vorazmente tem o papel de podar e amputar os membros.

Se o tempo que a igreja passa organizando sua agenda de atividades da semana é maior que o tempo que ela passa orando e estudando a Palavra de Deus, é porque tem alguma coisa muito errada que não está certa. Uma igreja que preza pela Conversão de pessoas a Cristo não é aquela que cria uma gigantesca gama de atividades para ocupar seus membros durante a semana, mas a que cria um real vínculo do cristão com a Palavra para toda a vida.Pastores, abandonem a igreja da agenda. Abracem de forma quase sufocante uma igreja que não está preocupada em ocupar todos os dias da semana com um evento diferente para prender seus membros... acreditem, outras igrejas podem fazer eventos melhores e você perderá seus cabritos... abracem ferozmente a doutrina bíblica de discípulos de Cristo... reduzam a carga que vocês tem imposto a jovens e adolescentes, os incentive a estudar e serem bons pais, responsáveis, trabalhadores, missionários, pastores... e não desocupados pelos bancos das igrejas... invistam alto no Ensino da Palavra, tire os recursos do entretenimento gospel e invistam no crescimento espiritual da igreja, uma ovelha vale mais que 100 cabritos... temos liberdade em Cristo, não use sua posição eclesiástica para impor aos membros um outro fardo: o da agenda. Deixe que carreguem tão somente a cruz imposta por Cristo. Um fardo leve a perfeitamente apropriado a nós.


Libertem-se de vocês mesmos!

Texto publicado originalmente no blog Púlpito Cristão, em 27 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria