Alguns anos atrás presenciei em um evento gospel no interior do Rio Grande do Sul, um pastor, de cabelhos grisalhos e barriga bastante saliente, engatinhando pela igreja e imitando, ou tentando imitar (lhe faltavam juba, rabo e garras), um leão. Num outro canto do ginásio, uma menina que aparentava não ter ainda 20 anos, corria balançando os braços e grasnando como uma águia... ou caturrita, não sei bem, outros tantos jovens e velhos imitavam diferentes animais ou coisas, tudo muito difícil de crer é verdade, mas mais difícil de crer hoje quando olho para aquele dia, depois de ter conhecido o Evangelho que liberta. Foi naquele mesmo culto que ouvi pela primeira vez a recomendação clichê do que "ministrava": - Se você não está entendendo o que está acontecendo, fique em "espírito", mas não rejeite as obras do "espírito".
A grande mentira destes "ministros" tem sido essa: "Não rejeitem as obras do espírito!" Ok, não rejeitarei... quer dizer, se eu souber que espírito é esse.
Recentemente um super-mega-hiper-supimpa-azul pregador da prosperidade esteve em Porto Alegre. Ele e seu casaco-maravilha, o único capaz de fazer uma multidão ser derrubada e depois posta novamente em pé e depois derrubada novamente... mas tudo isso com que propósito? Qual o propósito de derrubar alguém jogando-lhe um casaco e depois solicitar que coloquem essa pessoa em pé para mais uma vez derrubá-la e repetir essa ação por várias e várias vezes... Qual o propósito? Mostrar que ele é deus? Mostrar que ele tem o controle da situação? Mostrar que seu casaco tem poder?
O que entendo com tudo isso? Pois bem, com o tempo que tenho de igreja, não de cristão, mas de igreja, muito presenciei e confesso que muitas vezes fui literalmente arrastado por esses tufões de doutrina e algumas centenas de vezes enganado por fábulas medonhas como essas duas que supracitei. O motivo? Um só: nós humanos adoramos a mentira e o faz-de-conta, pois fomos gerados em pecado e originalmente somos filhos daquele que é pai da mentira, e nos satisfaz agradar nosso pai.
Bendito por isso seja o Deus de toda Glória que nos escolheu, salvando-nos da morte e nos dando o poder de sermos chamados seus filhos.
Quando vejo milhares de pessoas cercando pessoas como Hinn, Malafaia, Feliciano ou a trupe Valadão, pergunto-me o por quê? A resposta que consigo formular é apenas essa: Eles buscam naquela pessoa algo que eles não acreditam que Deus lhes possa dar, mas aquela pessoa sim.
Nesse desejo de receberem aquilo que essas pessoas aparentemente receberam: fama, dinheiro, beleza(?), unção etc., aceitam todo tipo de invenção doutrinária que parta da boca desses mestres pois desejam ser iguais a eles, desejam ter o que eles possuem, desejam ser eles. O homem que não adoece pode ser um bom curador de doenças, a jovem que tem "unção" no cantar pode ungir minha voz, o profeta que planta dinheiro e faz crescer "pé de moedinha" pode ser minha solução financeira... e Jesus, onde entra Jesus numa vida dessas?
Cristo não está em nada disso. Deus, em todo o tempo se faz presente ali apenas para derramar o seu juizo sobre aqueles que decidiram curvar-se ante um ídolo-homem, um super-crente que diz ser capaz de fazer Deus descer do céu para atender os pedidos de seu corrupto coração.
Se Cristo, homem sem pecados e fazendo milagres por onde passava, foi rejeitado e crucificado, como esses pecadores e mortos em seus pecados ajuntam milhões ao seu redor que os proclamam santos? Como pode ter sido Paulo apedrejado e condenado à morte enquanto Benny Hinn é idolatrado como deus? Como pode Pedro ter sido, conforme a tradição cristã, crucificado, e Estevam Hernandes, condenado à prisão justamente ainda receber homenagens em cidades do Brasil, mesmo sem nunca ter se arrependido publicamente de seus delitos, e é necessário que ele faça isso publicamente pois ele mesmo adora exorcizar pessoas publicamente em seus cultos e ele mesmo é um homem público. Como pode Tiago ter sido martirizado e hoje Murdock é tido por essa gente como o homem mais sábio do mundo? Como isso pode ser do Espírito?
Como pode alguém rastejando como um animal, quadrupede, não criado a semelhança de Deus, sem Espírito, irracional... como isso pode ser considerado do Espírito? Com que propósito?
É indecente o que acontece nas igrejas. Nesse tipo de cristianismo (se podemos chamar de cristianismo), o lugar construído para ajuntamento solene, para adoração e louvor daquele que é sobre tudo e todos tornou-se em muitos lugares (em quase todos os grandes lugares), palco de magia barata e sensacionalismo religioso. O gazofilácio deixou de ser o lugar das ofertas dos santos para manutenção da igreja, para ser o saco furado desses que nunca dizem basta para seus luxos. A oração deixou de ser o meio de um relacionamento íntimo do homem com Deus, para tornar-se uma via de mão única e exclusiva daqueles que têm "acesso" a Deus.
Mas o fim destes é o inferno. Seus frutos são maus e em seu caminhar derramam sangue. (Rm 3.11-18)
Deus tenha misericórdia de nós. Maranata Jesus.
por Daniel Clós Cesar
PARE ESTE BONDE! EU QUERO DESCER!
ResponderExcluirPor: ALBERTO COUTO FILHO
“Veja ilustre passageiro o belo tipo faceiro que o senhor tem ao seu lado, mas, no entanto, acredite, quase morreu de bronquite - salvou-o o Rhum Creosotado”.
A mirífica mensagem “A Cegueira Espiritual é como um Bonde Antigo” postada no blog do Pastor Newton Carpentero, despertou o meu adormecido saudosismo e, por tê-lo decorado - aquele antigo anúncio veiculado em todos os antigos bondes, veio à minha mente renovada, através da transformação imposta pelo inconformismo com os modismos deste século.
E é essa transformação santificadora que nos torna sensíveis para discernir que os enganos distribuídos em igrejas apóstatas (pontos de venda) não estão em consonância com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Lembrei-me dos vários tombos levados, quando tentava pegar ou saltar do bonde andando. Minha melhor performance sempre ocorria quando eu sabia estar sendo observado pelas “menininhas” colegas da escola, independente das apostas que fazia com os marmanjos rivais.
Hoje, infelizmente, só é possível ler nos bondes da Cegueira Espiritual, anúncios visando o locupletamento de espertalhões, através de ardis e mistificações, como estes:
“Plante uma semente voluntária de R$ 1.000,00 para o Clube 1 milhão de Almas e receberás , além de um “lindo” Certificado de admissão ao Clube, o livro “1001 Chaves de Sabedoria” de Mike Murdock, o homem mais sábio do mundo. Não sejam trouxas, o Evangelho é business”
“Crede em vossos profetas e prosperareis. O nº 9 representa o “estar ou ser completo”, portanto ele é o próprio Deus. Estamos em 2009 e, por isso você deve semear, agora, R$ 900,00, como oferta voluntária, para receber de Deus, até 01 de janeiro de 2010, algo não recebido até então”. Ligue, agora, para o telefone do anúncio: 2187.7000
ResponderExcluir“Vamos todos a Manaus, para a consagração do novo núncio apostólico dos evangélicos, o Patriarca, PAPA-TERRA NOVA, substituto de Abraão, conforme a Bíblia, juntamente com os seus pastores-camerlengos”.
“Venham – vamos pisotear o “exu boiadeiro” com nossas botas de couro de cobra piton. Não podemos permitir que Barretos, uma das bases do tripé do exu boiadeiro, seja afligida pelas hostes do mal. Venham - vamos pisoteá-lo, ao som dos lindos louvores do nosso novo DVD, que vocês estarão adquirindo como oferta voluntária para a obra do Senhor.
Mendazes! Aldrabões! Cínicos! Impudentes!
Enquanto o “merchandising” do passado atentava para o bem estar e saúde do povo, esta ferramenta de marketing, hoje, é manuseada com sutileza pelo nosso adversário, notória e visivelmente, para destacar o produto “oferta voluntária”, algo que sabemos ser altamente nocivo à saúde espiritual do povo de Deus.
E pensar que aquele pastor e boieiro do Vale de Tecoa, um simples cultivador de sicômoros disse, sarcasticamente, nos dias de Uzias, antecipando-se ao terremoto que seria um ato de juízo divino (ZC 14:5), ao se referir à “Cegueira Espiritual” de Israel:
ResponderExcluir“Venham a Betel e transgredi e multiplicai as transgressões em Gilgal ... oferecei sacrifício de louvores do que é levedado e apregoai ofertas voluntárias e publicai-as porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus.” (Am 4:4,5)
Esta “Cegueira Espiritual” que, hoje, trafega sobre os trilhos do engano e da subversão bíblica, assemelha-se, mesmo, a um bonde antigo, que:
Tem como balaústres, a ganância, a avareza, a usura, o poder e a ambição desmedida – desejos rudimentares que arruínam o homem desde os primórdios da sua existência;
Tem como cobrador, o deus estrela Renfã, demônio sob a forma de uma estrela de 9 pontas citado pelo profeta Amós em (Am 5:26); por Estevão, em sua defesa junto ao Sinédrio, em (At 7:43) e, por João, como Absinto, em (Ap 8:10,11).
É uma pena admitir que já 1/3 das águas foi envenenado e que muitos dos nossos irmãos morreram, e estão morrendo, espiritualmente, como incautos. Disse o Senhor em (Jr 2:13): “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas , cisternas rotas , que não retém as águas”.
Excelente obsevação e lembrança (memória)... realmente, como escreveu o Pr. Carpinteiro: os ouvintes da palavra de Deus esperam muito mais daqueles que pregam.
ResponderExcluirSoli Deo Gloria