15.6.13

o que a Bíblia tem feito por você?

Acredito que quando você se converteu uma das primeiras providências que tomou foi comprar uma Bíblia. E desde então, o que ela tem feito por você? Sim. O que a Bíblia tem feito por você? Ela tem feito alguma diferença na sua vida? E ainda, o que você tem feito pela Palavra de Deus?

Não é nenhuma novidade, nenhum livro no mundo é tão vendido quanto a Bíblia. Editoras cristãs e seculares publicam Bíblias em modelos, versões e “invenções” diversas buscando um público que compra a capa mas não o conteúdo. Sim o livro mais traduzido e comprado no mundo é também os menos lidos em comparação ao volume de sua produção. Em 2011, uma pesquisa da Sociedade Bíblica Ibero Americana, apontou que quase 51% dos pastores evangélicos nunca leu a Bíblia por completo. A resposta dada por estes pastores é, acredito sem precisar promover nenhuma pesquisa, a mesma que continuamente usamos: “Não tenho tempo!”

Sim, é verdade que o trabalho, a esposa ou esposo, os filhos, as tarefas de casa, o jogo de futebol, a novela, a conversa fiada, o vídeo-game… veja, realmente algumas coisas tiram o seu tempo e não podem ser retiradas de sua vida, outras no entanto não só tiram seu tempo, mas também o desqualificam. É necessário qualificar o nosso tempo, não é um conselho meu, mas do apóstolo Paulo quando disse: aproveitem ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. (Efésios 5.16-17). Como você tem aproveitado seu tempo? Você tem um tempo de qualidade com o Senhor? Você tem buscado compreender a vontade do Senhor? Você tem feito alguma coisa pela Palavra de Deus?

A Bíblia se tornou um item de coleção para alguns, pois compram vários exemplares de Bíblias de Estudo como se o simples fato de os ter já o torne mestre. Para outros, não passa de um amuleto, colocam uma aberta nos Salmos sobre uma mesinha na sala, outra dentro do automóvel, outro na gaveta da sua mesa de trabalho, outra no quarto do bebê… o objetivo é tornar a Palavra de Deus um “santinho” igual ao que se compra em lojinhas de produtos religiosos. Sem uso a Bíblia não tem nenhum poder miraculoso, ela não é efetiva contra mau-olhado ou pesadelos, sem o Espírito para vivificá-la em você, ela não pode fazer nada. Alguns ainda a levam na igreja, com dificuldade encontram os livros e com tédio os leem juntamente com o pregador. Sim, a Bíblia parece ser tudo, até apoio para livros mais leves na estante, menos a Preciosa Palavra de Deus.

Vivendo um cristianismo antropocêntrico onde nós somos o centro da Vontade de Deus e não contrário, deturpamos a verdade de que a fidelidade Dele permanece independente da nossa infidelidade, mas esquecemos que se o negarmos, Ele também nos negará (2 Timóteo 2.12). Talvez você pense: “Eu não o nego, eu apenas não leio a Bíblia”. Bem, a própria Palavra afirma que isso é negar ao Senhor, pois vejamos o que nos diz as Escrituras.

No livro de Oséias, no capítulo 4, Deus fala por intermédio do profeta sobre a infidelidade, a falta de amor e de conhecimento da Lei do Senhor que cresce no meio do Seu povo. Deus claramente diz: Isto está desaparecendo do meio de vocês!

O texto que segue mostra a preocupação de Deus com Seu povo que pouco a pouco abandona a Aliança firmada com Ele em Abraão. Então chegamos no versículo 6 deste texto: Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. (v.6)

Conhecimento aqui não é o muito estudo que você pode ter ou as muitas horas que passa assistindo o Discovery Channel. Não, o Conhecimento aqui é a própria Palavra de Deus e Sua Revelação, que para nós chegou deixando um imenso rastro de sangue derramado por pessoas que valorizaram este livro mais do que a sua própria vida, porque sabiam que nada podia ser mais precioso que a própria Palavra de Deus entregue aos homens, e assim como Cristo morreu por eles, eles morreram pela Sua Palavra, não como quem pagasse uma dívida, mas por compreenderem quem nem mesmo essa vida poderia ser maior do que aquilo que está preparado para aqueles que são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8.28).

Seu outro argumento pode ser o de que hoje vivemos em outra Aliança e não mais sobre a Lei de Moisés. Amados, a Aliança que temos firmado no Senhor procede da Fé, assim como a Aliança feita com Abraão, do qual Deus, antes da Lei disse: em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra (Gênesis 28.14). Abraão creu e nada lhe foi imposto em tábuas de pedra, pelo contrário o temor do Senhor lhe foi impresso no coração. Viver sob a Graça exige de nós algo muito mais profundo que uma lei escrita em tábuas de pedra, exige uma lei gravada no coração.

Por fim, Lembre-se sempre do fato de que em Deus não há sombra de mudança (Tiago 1.17). Por isso, é verdadeira a Palavra: Se o negarmos, ele também nos negará. (2 Timóteo 2.12)

Que o Espírito Santo do Senhor possa nos transformar a cada dia, levando-nos a amar a Sua Palavra.

Soli Deo Gloria

Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria