9.1.11

sou spurgeonista... calvinista... e o problema é meu

Recentemente o Pr. Renato Vargens publicou um texto intitulado: "Pode o crente em Jesus perder a Salvação?"

Minha resposta é não. Obviamente não. Aqueles por quem Cristo derramou seu sangue foram comprados, justificados e o poder da cruz não pode ser suplantando por nenhuma outra força deste ou de qualquer outro mundo.

Então, conforme minha resposta, posso ser embalado, rotulado e colocado na estante "calvinistas".

Ótimo. Nenhum problema com isso. Sentiria-me realmente ofendido se assim não fosse "rotulado". Serve também colocar na tarja: protestante/fundamentalista/fora-da-nova-visão-do-mundo-gospel.

Mas a questão vai muito mais além que apenas calvinismo ou arminianismo. Vai muito mais longe que predestinação e autodeterminação.

Charles H. Spurgeon, um calvinista, trouxe à luz algo muito mais importante: Regeneração.

Vou então refazer a pergunta do Pr. Renato Vargens.

"Pode um crente regenerado em Jesus perder a Salvação?"

Não. Para mim é muito claro que não. Alguém de mente regenerada peca, mas não volta atrás.

Os que pegam no arado e olham para trás, não são aptos.

Mas e quanto as advertências de Paulo quanto ao cuidado em não cair?

Entendo que Paulo se referia ao pecado. É apenas um pensamento e entendimento meu.

Tá.. e aí?

Nos comentários que li no texto do Pr. Renato Vargens publicado no blog Púlpito Cristão, vi que a indignação dos que rejeitam a Teologia da Graça, não se apoia em textos bíblicos, mas em posição política, ideólogica e social. Não se apoia na justiça de Deus, mas na suas próprias convicções de justiça.

Um leitor comentarista escreveu:

"O pior é que é um raciocínio circular, uma teoria impossível de refutar: "se perdeu a salvação, então nunca a teve realmente."

Veja, ele não citou uma "teoria impossível de refutar", mas (consciente ou não) uma explicação do apóstolo João que escreveu: "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." (1 Jo 2.19).

O entendimento deste rapaz é que a Palavra não é suficiente e definitiva, ela é parcial e amolda-se a mentalidade carnal do homem, e não o contrário. Assim, o que João escreveu foi algo "perverso", visando apenas nos deixar sem respostas e de cabeça baixa aceitar sua proposta maluca de salvação.

Um outro escreveu: "Pr Renato, relacionar as alianças de Deus com Abraão, Israel com a salvação em Cristo é um erro grosseiro."

Se esta pessoa ainda não conseguiu ver isso na Palavra, age tal qual os fariseus e saduceus que não viram em Cristo o Messias. Leram as escrituras e não as entenderam.

Alguém também citou o Pr. Ciro Zibordi. Excelente comentário. Isso mostra apenas que não é por não crer em predestinação que alguém se perde. Pois creio, de todo coração, pelo pouco que conheço o Pr. Ciro, ser ele um homem temente a Deus e servo do Altíssimo.

Mas maior crítica que vejo dos não calvinistas é seu temor de que pessoas que agem fora de seus padrões ou que eles considerem perdidas, possam ser salvas. Reproduzem a sua justiça em Deus. "Ora, não seria justo Deus salvar este e não este"... "quem Deus pensa que é para me salvar sem me consultar?"... "e se eu não quiser?"... "eu tenho direitos!"

Predestinação não é pré-requisito para salvação. Regeneração sim. Regenerados em Cristo não perdem a salvação, pois Ele mesmo é quem produz isso em nós.

Porque se achar mais santo. O assassino ao lado de Cristo na cruz era mais santo que algum de vós?

Sou spurgeonista por livre escolha. Calvinista por eleição. Salvo e regenerado mediante a Graça de Deus, algo que eu jamais alcançaria por mim mesmo. Mas, como escravo da Justiça e livre para o pecado, tenho a mente trasnformada. Certo, de que nem a morte nem mesmo essa vida pode me separar do amor de Cristo.

Ah... e quanto aos arminianos que gostam de cantar esse texto de Paulo em canções... parem com a hipocrisia, vocês crêem que a morte, a vida, os principados, as forças do presente e do porvir, os poderes, as alturas e profundidades podem afastá-los do amor de Deus.

Ou não?

22 comentários:

  1. Meu irmão: estou na mesma estante que você está. Só posso dizer "amém" a tudo o que disse.
    Tenho um blog também, onde tenho postado pouco e meus posts não focalizam muito especificamente o calvinismo, embora eu seja calvinista.
    Se quiser ler algum dos posts, acesse:
    http://veritasliberat.blogspot.com/
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Daniel. Não sou monergista, mas creio que uma vez salvo sempre salvo. É o fundamento da graça. Nosso Deus não é de confusão. Não está brincando de salvar e condenar. Nossa justiça é sempre livre usado para ele. Jesus não morreu em vão.
    A Ele a Glória.
    Abraços.
    Honório.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu irmão Daniel, parabéns pelos textos edificantes e pelo blog.

    Daniel, pude ver seu talento para o desenho e a ilustração, e como você tem usado os mesmos a serviço do Reino. Eu mantenho junto com outros colaboradores o projeto Imagens Cristãs (http://imagenscristas.blogspot.com/ ), que é voltado para a área de criação/edição de todo tipo de imagens, no objetivo de suprir os blogueiros cristãos e mesmo qualquer cristão, com imagens gratuitas, além de dicas e informações. Gostaria de lhe convidar a conhecer o projeto, e caso tenha interesse, em participar do mesmo.
    Estamos também no Flickr: http://www.flickr.com/groups/1261675@N21/

    Deus lhe abençoe meu irmão.

    Um abraço do Sammis (sammisreachers@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  4. É isso ái meu irmão Daniel! Tô contigo! Abraço! Paz!

    ResponderExcluir
  5. Amado Daniel,

    gostei muito do texto, achei porém estranha sua posição quanto à predestinação na frase "Predestinação não é pré-requisito para salvação". A considerar pre-requisito como uma ação anterior de Deus, seria bom detalhar qual a sua intenção.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Brasil - Atraves das Escrituras

    Não falo de um "pré-requisito" como ação "anterior" de Deus. Mas do homem.

    Não entendo que uma pessoa precise ter entendimento sobre a Teologia da Graça para ser eleita.

    Vamos utilizar a figura do assassíno da cruz. Ele reconheceu a Cristo como Messias, mas dúvido que tenha tido um entendimento de que fora escolhido/eleito.

    Portanto, não creio que apenas os que "aceitam" e entendem a Teologia da Graça ou Eleição como os calvinistas, sejam salvos. Mas sim, todos aqueles a quem Deus de antemão escolheu. Conscientes ou não de sua condição de eleitos.

    ResponderExcluir
  7. Pois é meu caro, não adianta, as duas interpretações tem seus pontos prós e contras, tomara mesmo que Calvino esteja certo...de fato o melhor a se fazer é orar para que Calvino esteja certo, e agir como se Arminio esteja certo.Porque no final das contas aquele a quem muito foi dado, muito será cobrado.
    Fiquem na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Amado Daniel (o Clós)

    Agora entendi; é que nos emaranhado das palavras faltou-me discernimento sobre sua intenção.
    Acredito que a ação de Deus na salvação no regenera unindo-nos a Cristo, e não mais morreremos. Esse ato de Deus é único.
    Entendo, ainda, que essa nova vida nos capacita para a compreensão da grandezas do Altíssimo. (milhões de atos sucessivos, muitos jamais o saberemos).

    Minha admiração e apreço

    quanto ao Daniel (o Batista)
    Não seja homem de ânimo dobre.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Paulo

    Talvez o breve afastamento dos escritos tenha me enferrujado um pouco.

    No texto que será publicado em breve no Púlpito Cristão, fiz algumas alterações (aditivos), que melhor explicam extamente esta afirmação.

    ResponderExcluir
  10. Daniel,
    A ausência de seus textos deixou a net um pouco (mais ainda) sem graça.

    Abs


    Paulo

    ResponderExcluir
  11. Paulo

    hahaha... menos Paulo... menos...

    Fica na paz meu irmão.

    ResponderExcluir
  12. Você falou uma coisa muito interessante. As pessoas que negam a predestinação, a eleição incondicional e a segurança da salvação nunca veem com argumentos biblicos, mas humanos, sociais e politicos. A biblia é clara em afirmar tais coisas. Eu cheguei a conclusão de que quando uma pessoa nega o poder da salvação de JEsus em nossas vidas de maneira a sermos sempre salvos é porque está com uma profunda deficiencia no conhecimento de como somos salvos, por meio de que e o poder de Deus envolvido. Resumindo, falta-lhes as doutrinas ensinadas por paulo, o próprio JEsus e outros apóstolos do novo testamento. E isso é lamentável!

    Afinal de contas, que Deus é esse que opera a regeneração em nós e depois nos perderia de novo? Ou seu poder é limitado ou a regeneração nao foi completa. como as duas hipóteses são impossiveis, segue-se que uma vez salvos, sempre salvors.

    Jo 6: 37,44 ... 8: 32-36.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Me desculpe mas não existe essa de slamvo um vez salvo pra sempre!! Isso torna tudo facil e sem sentido!! E alem disso quem escolhe que vai ser ou não salvo!!???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo, não precisa se desculpar. Quanto a seu pensamento de que tudo "se torna mais fácil" é porque você desconhece o Evangelho.

      Quanto a escolha. Você não sabe quem escolhe? Espero que você seja novo convertido. Portanto, segue uma lista de alguns (não todos) textos bíblicos, aconselho a leitura, não adianta nada "argumentar" que "isso não exsite" mas não ler a Palavra e contra-argumentar a partir dela.

      "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." (Rm 8.29-30) [aqui diz quem escolhe e quando nos escolheu]

      "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade," (Ef 1.5)

      "E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca." (At 22.14)

      "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça," (Gl 1.15)

      "Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;" (1 Ts 1.4)

      "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" (2Ts 2.13)

      Fique a vontade para refutar, mas por favor, cite a Palavra de Deus para isso.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Por engano apaguei o seguinte comentário de Peeuo:

    A Bíblia nós fala que TODOS pecaram contra Deus... que Deus justo é esse que condena uns e salva outros se TODOS pecaram contra Deus? não vejo justiça nisso... Seria justo se todos vamos condenados, mas Deus enviou Seu Filho pra TODO aquele que nele Crer não pereça mas tenha a vida eterna...
    Ora, o que aconteceria se alguém que não está entre os “escolhidos por Deus para ser salvo”, resolvesse aceitar Jesus como seu salvador? Como ficaria sua situação? Seguindo o ensinamento dos que defendem a predestinação essa pessoa seria rejeitada por Deus? ela não teria a mínima chance de ficar entre os escolhidos de Deus? pois inicialmente ela não foi predestinada para a salvação? Como ficaria?

    Se Deus escolhe quem é salvo, isto enfraquece nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo. E onde fica o sacrifício de Jesus na cruz, onde morreu pelos nossos pecados. A Bíblia diz que devemos escolher: tudo o que temos a fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e seremos salvos (João 3:16; At 16: 30-31; Rm 10:9-10). A Bíblia nunca descreve a Deus rejeitando quem Nele crê ou mandando de volta alguém que O busque (Dt 4:29), porque? Simplesmente a predestinação de pessoas escolhidas na existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Bíblia fala que TODOS pecaram... não lembro de ter escrito algo contrário a isso. Escrevi?

      Quanto a justiça de Deus... você está questionando a justiça Dele baseado na sua? Isso chamo de presunção.

      Quanto a ser justo todos serem condenados. Concordo com você em gênero, número e grau.

      Quanto a "isto enfraquece nosso livre arbítrio". Bem meu caro, sou calvinista. Não creio em livre arbítrio. Isso é uma ilusão que você vive. Adão, ao desobedecer, abriu mão de seu livre arbítrio e toda a humanidade padece do mesmo pecado. Como pode alguém ser "livre" sendo "escravo"? Como pode alguém ter "vida" estando "morto"?

      A bíblia nunca descreve a recusa de Deus... não vou questionar isso, não existe nem um erro quanto ao que você escreveu. No entanto dizer que predestinação não é bíblica, bueno... você não conhece a Bíblia né? Ou então leia: Romanos 8.29-30, Efésios 1.5, Atos 22.14...

      Sério mesmo... "predestinação de pessoas escolhidas"? De onde você tirou isso?

      Excluir
  16. E o q leva a Deus escolher algumas pessoas pra irem pro céu? Justiça? Misericórdia pra alguns? um Deus de Amor cria pra simples condenação.. onde há Amor?

    Em João 8 Fala que conhecendo a Verdade Ela nos libertara (Jo 8:32)
    "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."
    (Jo 8:36)
    Com essa sua afirmação acho que o irmão precisa ir mas na EBD (Escola Bíblica Dominical) pois está escrito que somos livre! sim mas ela fala que tb somos escravos, mas somos escravos por escolhas nossas!


    Adão teve livre arbítrio? e depois Deus tirou esse direito!? a bíblia não relata isso, fala que o homem é conhecedor do bem e mal e se o homem é conhecedor logo ele pode escolher!
    Se Deus predestinou os salvos .. logo Ele predestinou os que seriam causadores do mal? Deus fez algumas pessoas pra fazer o papel sujo da história? não creio
    Mas volto a repetir se uma pessoa não "predestinada se entrega a Deus o que acontecera?

    amado a predestinação limita a misericórdia de Deus, onde Ela ( A Palavra) fala que Ele veio pra TODOS os que crer, não pra os que Ele predestinou a crer (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna João 3:16)

    A Paz

    ResponderExcluir
  17. Brother te enviei alguns post e queria te pedir pra retira todos que postei.. não foram muitos mas queria que retirasse... Mesmo não crendo no que você postou, mas creio que aqui não é um lugar de se discutir isso.. creio que é um espaço que Deus pós na sua vida pra prega a palavra!

    Ps: caso sinta paz pra deixa os meus pots ai pode deixa.

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria