16.9.10

anotações IX

No último domingo o missionário Otávio Marques esteve na minha igreja. Para quem não o conhece, ele é missionário em Dakar, capital do Senegal. Chegou naquele país muçulmano no ano de 1977 após ser expulso pelo governo comunista de Guiné-Bissau, para onde tinha ido em 1975 com sua mulher e dois filhos pequenos. Em 35 anos de África já plantou algumas dezenas de congregações da Assembléia de Deus no Senegal, e hoje, apesar dos 74 anos), planta igrejas em Guiné-Bissaú e Cabo-Verde. Mas não só construíndo igrejas (que já seria muito), mas escolas e postos de saúde.

A primeira vez que vi e ouvi o Pr. Otávio Marques pregar eu era um guri de uns 8 ou 9 anos de idade, freqüentava com meus pais uma igreja bastante tradicional quanto aos usos e costumes pentecostais. Lembro-me também de ter "respondido ao apelo" para ser um missionário. Hoje, vinte tantos anos depois, vejo que não foi só a resposta de um menino tolo (eu era tolo, disso eu tenho certeza), foi um pouco mais que isso.

Nesse tempo conheci outros muitos missionários, principalmente no tempo em que estive no Timor-Leste. Pr. Israel, Pr. Evaldo, Pr. Josué,  suas esposas, filhos e tantos outros... "desconhecidos" para o mundo, mas certamente conhecidos de Deus (afirmo isso porque vi os frutos na árvore, não apenas as folhas).

Por algum motivo que não entendo, ainda escondo as lágrimas quando ouço o Pr. Otávio Marques pregar (sempre que o ouço pregar), talvez seja vergonha de mim, que não consigo galgar nem mesmo a condição de servo inútil... talvez vergonha dos outros... que não entendem o que é viver e morrer pelo Evangelho, que deslumbram-se com um homem que faz truques com um casaco, mas tratam com desinteresse um que abraça leprosos. Eu realmente não entendo... é bom ouvi-lo, mas é igualmente difícil...

-----

Do que sou merecedor? Do que "somos" merecedores?

Não importa a NÓS diminuirmos para que Ele cresça?

Escrevo NÓS, porque penso em todos cristãos que publicam blogs e sites em defesa do Evangelho.

Não fazemos propaganda de nosso trabalho. Isso não é um portfolio. Pregamos o Evangelho e combatemos o falso cristianismo. Isso não é nenhum mérito. Ai de nós não pregarmos o Evangelho. E quando pregamos, existe algum motivo para sermos glorificados, ainda que com um simples: "gostei muito do seu blog"? (1 Co 9.16).

Desde que qualquer um de nós começou a pregar o Evangelho mais pessoas o rejeitaram do que aceitaram. Do que então nos orgulharíamos? Nós não somos vendedores... somos simples servos...

Se aceitarmos a glória que vem de homens, não seremos semelhantes a estes que usam o Evangelho como ferramenta de auto-promoção? No que seremos diferentes? Uma moral um pouquinho mais elevada? Isso não é nada? É apenas a mesma porcaria!

-----

Uma ótima semana... ou fim dela.

Soli Deo Gloria

3 comentários:

  1. Oi mano, graça e paz, sempre!

    Estou seguindo seu blog.
    Ficaria muito feliz em me seguir lá.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão,

    Como seu blog é reformado, convido a cadastrá-lo no agregador www.InternautasCalvinistas.com

    Em Cristo,

    Tiago Vieira

    ResponderExcluir
  3. Meu amado,
    que a graça de Deus esteja sempre sobre sua vida. Que você continue nessa empreitada servindo ao Senhor com alegria. Os seus textos edificam minha fé.

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria