6.7.10

sonho meu

Recentemente li dois pequenos textos que fazem uma crítica aos tais "sonhos de Deus". Um deles escrito pelo Pr. Renato Vargens, que apenas por sua produção bibliográfica dispensa comentários. O outro texto foi escrito por Clovis, autor do blog Cinco Solas. Ambos textos são bons, diria até: muito bons. Os aprovo, porque como tais servos deste Senhor de Toda Glória não creio num Deus sonhador, mas num Deus que não permite que uma única palavra que saia de sua boca torne para Ele sem cumprir o fim desejado. Nada é mais próspero que a própria palavra do Senhor (Is 55.11).

Li nos muitos comentários dos dois textos, pessoas que defendem a "liberdade poética" ou "licença poética"  dos criadores desta afirmação de que Deus sonha, assim como encontraram até na Palavra respaldo para tamanho desvio da simplicidade do evangelho, ao citar, por exemplo, o profeta Joel.

Não é sobre a profecia em si que vou escrever, mas preciso dela para explicar o tipo de sonho que nossos "levitas(?)", profetas, bajuladores e "irmãos" andam tendo.

Simplificando dentro do possível e sem ferir a Palavra. Quando o Senhor disse por intemédio do profeta Joel: "os vossos velhos terão sonhos", ele falava de algo para a igreja, algo para o corpo e não para o indivíduo. Falva também de renovação, de onde não se espera mais "sonhos", sonhos brotariam. Mas quero me ater a primeira parte. Sonhos para a igreja, não para o indivíduo.

Que tipo de sonho os crentes tem sonhado? Que tipo de sonho o deus desta geração tem "sonhado"?

O que cantamos são canções teoricamente inspiradas. O que vemos nas pregações aparentemente ungidas e o que escutamos nas profecias pateticamente manipuladas pelo que prediz, são sonhos antropocêntricos, egocêntricos e eivados de individualismo até a medula.

Todos os sonhos que ouvi até hoje foram: "Deus me fará um GRANDE pregador de sua palavra"; "Deus me fará um GRANDE adorador"; "Deus me dará um GRANDE ministério", enfim... "Sonhei com uma GRANDE igreja".

Perceba que salientei um adjetivo comum em todos esses sonhos... Deus só "sonha" coisas GRANDES para mim... quer dizer, eu sonho apenas coisas grandes para mim.

Seria obviamente uma hipocrisia descomunal eu dizer que não sonho. Claro que sonho. E posso garantir que alguns deles são tão grandes que poderiam me fazer esquecer que existe um Deus. Ainda tenho esses sonhos  (ou pesadelos), porque sou pecador, nascido em pecado, atrelado a um corpo de morte. Mas faz tempo que deixei de lado estes sonhos ou pelo menos busco deixá-los à parte. Não porque mirei não podê-los atingir, mas porque debruçando minha vida sobre a Palavra eu consigo discernir aquilo que é um sonho daquilo que é um "sonho".

"Senhor, meu coração não se elevou, nem meus olhos tornaram-se altivos; não me exercito em grandes coisas, nem em coisas muito elevadas para mim." (Sl 123)

A Palavra de Deus em nenhum momento condena meus sonhos, mas também em nenhum momento ela me aconselha a segui-los (pode haver algo mais enganoso e desesperadamente corrupto que o coração humano? Jr 17.9). No entanto, se aplico aquilo que o salmista escreveu à minha vida, torno-me como criança desmamada, sossegada. Eu apenas espero no Senhor.

Vejo às dezenas pessoas frustradas porque seus sonhos ou sonhos de profetas para suas vidas não se concretizaram ou tardam em acontecer. Se eu tivesse corrido atrás de 1% dos sonhos que sonharam para mim eu já estaria perdido, sem Deus, em profundas trevas, pois eles eram lindos à vista mas não passavam de caminhos para a morte certa.

Deus não tem sonhos para mim. O que Ele tem é um livro onde meu nome está escrito e nele todos os meus dias. Não sonhados, mas determinados pela mesma boca que disse faça-se e tudo se fez. Meus sonhos não são sonhos de Deus, exceto se eles servirem para minha edificação e edificação da igreja, amadurecimento e entendimento... o que passa disso, é nada mais do que o homem carnal que habita em mim procurando uma forma de se expressar e distorcer a simplicidade do Evangelho da Cruz.

Enfim: Deus não sonha... eu é que sonho acordado.

por Daniel Clós Cesar

2 comentários:

  1. Bah! Essa foi forte, deu bem no meio! Vamos ter que conversar sobre essa coisa de "licença poética" mas concordo contigo e com o cara do 5 Solas que essa coisa de Deus sonhar é algo em que nós levitas temos que mudar. Acresdito que precisamos ser mais bíblicos mesmo. Essa coisa de sonhar e querer que Deus realize aquilo que sonhamos, não concordo. Mas acredito que precisamos aspirar, desejar, querer veementemente (muitas pessoas dizem que isto são sonhos). Posso te dizer que tenho um "sonho" ( aspiração ou desejo veemente) e tenho certeza de que Deus quer que ele seja realizado: Quero ter a capacidade de sentar do lado de uma pessoa no ônibus e falar sobre a salvação em Cristo. Peço constantemente para que Deus me capacite, me dê subsídios para pregar. Me sinto inpto apesar de crer. Confesso estar desobedecendo a orden ("sonho", desejo, vontade, palavra) de Jesus, Ide por todo o mundo e PREGAI o evangelho.

    ResponderExcluir
  2. Bem Educardo... como escrevi. Eu também tenho sonhos. Alguns sonhos que classificaria como saudáveis. Também tenho sonhos em que "produzo" mais para a igreja do Senhor. No entanto, percebi com o tempo que muitos desses sonhos tinham apenas aparência de santidade. O que eles revelavam quando se o explorava, era alguém querendo "aparecer" às custas do evangelho.

    Hoje, ainda tenho alguns sonhos semelhantes. A diferença? Meu nome não consta nos "créditos".

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria