8.7.10

reflexões sobre o "livre-arbítrio"

Antes da queda de Adão, o homem sem pecado era capaz de pecar. Pelo que Deus disse: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás”. (Gênesis 2:17) Assim que Adão caiu, o homem pecador não era capaz de não pecar, uma vez que éramos descrentes, e “o que não provém da fé é pecado”. (Romanos 14:23)

Quando nascemos de novo, pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de não pecar, porque “o pecado não terá domínio sobre vós”. (Romanos 6:14) Isso significa que o que Paulo chama de “homem natural” ou “pendor da carne” não é capaz de não pecar. Paulo diz isso em Romanos 8:7-9.

A mente que está fixa na carne é hostil contra Deus, por causa disso não se submete à lei de Deus. De fato, não pode. Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. (Veja também em 1 Coríntios 2:14) Então, o que devemos pensar sobre o livre arbítrio? Não é um poder salvador. Em sua liberdade de escolha, o homem caído não pode, por si próprio, fazer nada além de pecar. Tal “livre arbítrio” é uma realidade devastadora. Sem qualquer poder para superar sua tendência, nosso livre arbítrio somente nos maldiz.

Poderíamos parar por aqui e voltar com alegria à verdade do Evangelho de que Deus supera nossa resistência, nos dá vida, estimula nossa inclinação morta a Cristo, e livremente e irresistivelmente nos atrai a Ele. (João 6:44-65, Atos 13:48, Efésios 2:5, II Timóteo 2:25-26) Mas isso às vezes ajuda a responder objeções. Uma objeção comum é que, se nós “não podemos” fazer o que é certo e “só podemos” fazer o que é pecado, então nós não estamos agindo voluntariamente e não podemos ser exaltados ou culpados.

por John Piper.

© Desiring God.
Website: desiringgod.org | Original: A Few Thoughts on Free Will
Tradução: voltemosaoevangelho.com

4 comentários:

  1. Paz Daniel,

    Gostei muito do novo blog. Achei ele mais leve e mais gostoso de ler.

    Pode ser impressao minha, mas parece que o estilo também mudou um pouco. Nai sei dizer bem, mas dessa vez me senti muito em casa... Me senti no meu Púlpito, rs...

    Parabéns pelo cabeçalho. De muito bom gosto!

    Sobre a reflexao, nada a acrescentar. Infelizmente, essa realidade é quase um axioma. Se nao se importar, publicarei este texto no Púlpito.

    Grande abraço,

    Léo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários. Realmente precisei voltar ao meu estilo gráfico mais minimalista e clean para desenhar este layout.

    Quanto ao estilo... acho que no final do Batalha pelo Evangelho já havia começado uma mudança. Fruto de uma constante conversão ao verdadeiro evangelho de Cristo e à pregação reformada.

    Fique a vontade para copiar o que quiser.

    E Deus abençoe muito vocês ai em Piura.

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  3. Querido Daniel, A PAZ

    Não te conheço nem faço a mínima idéia de como sejas. Mas quero te cumprimentar em Cristo Jesus pelo teu blog. Moro em Gravataí e trabalho em Porto Alegre.
    Concordo plenamente contigo sobre esse mercantilismo que a igreja transformou o evangelho. É uma verdadeira piada mesmo.

    Numa pregação que fiz na Vida Nova de Gravataí eu ousei e usei a frase: "A noiva de Cristo está mais parecendo uma prostituta"

    É impressionante! O evangelho é fácil e simples. Só que o homem consegue deturpar e criar heresias e palhaçadas que sujam a pureza da noiva.

    Se puderes, entra no meu blog pra dares uma lida. Vou ver se consigo adicionar o teu no wordpress para que apareça nos meus preferidos. Se conseguires adicionar o meu, agradeço.

    Em Cristo,

    Amilton dos Santos Júnior
    http://amiltonsantosjr.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Já visitei Amilton e o coloquei em meus favoritos para acompanhar.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Urbanidade faz parte de uma saudável convivência. Não concordar com o que escrevo não lhe dá o direito de escrever aquilo que você não gostaria de ouvir. Aceito a crítica mas rejeito todo e qualquer tipo de maldição neopentecostal enviada via comentário.

Ameaças como "não tocar no ungido", não serão publicadas... não insista...

No mais, o blogger e outros serviços de criação de sites lhe dão a oportunidade de se expressar no principal meio de comunicação da atualidade, e de graça (mais barato que uma campanha dos 318).

Comentários ANÔNIMOS somente serão publicados se forem perguntas que, por algum motivo ou situação, o anonimato seja aceitável. Caso contrário, põe teu nome e sobrenome (um sobrenome já basta)... tchê frouxo não tem vez aqui. E as prenda faz favor de se identificar.

LOGO QUE POSSÍVEL RESPONDEREI OS COMENTÁRIOS.

Soli Deo Gloria